Abrir uma empresa é uma tarefa árdua e difícil, muitas vezes com desafios que nunca imaginamos passar, mas essa é a vida de um empreendedor.
E quando falamos de uma loja virtual a realidade é ainda pior, ninguém tem uma faculdade ou aprende a como gerenciar e ter sucesso com uma loja virtual, então é com a experiência e buscando conhecimento que a sua loja irá crescer. Por isso essa são:
Sumário
As 5 dicas INFALIVÉIS para reduzir as taxas da sua loja virtual
Você com certeza já foi fazer as contas ao final do mês e viu que teve um faturamento aceitável e ficou feliz em ver a sua loja virtual dando frutos, porém, o valor que chegou na sua conta foi muito pouco. E o pior, você não consegue identificar onde economizar. Neste artigo você vai receber dicas exclusivas, que damos em nossas consultorias, baseado na experiência dos nossos clientes.
1. Utilize uma plataforma proprietária
Como assim plataforma proprietária? Você deve ter ouvido falar de Shopify, Nuvemshop, Loja Integrada, Tray entre outras, sabe o que elas tem em comum? Te cobram uma mensalidade para usar o sistema deles, ainda não contentes te cobram um valor por cada venda + a taxa do cartão, e ainda sem falar que a mensalidade tende a aumentar conforme sua loja for crescendo.
Vantagens de uma plataforma própria:
- Não precisa pagar uma mensalidade;
Você vai se livrar de um taxa que só aumenta conforme o seu número de vendas, clientes, produtos ou acessos aumentar. Com a sua loja própria a única coisa que você vai precisar pagar é uma hospedagem que custa em média R$ 20 a R$ 30 por mês. E não ficará aumentando conforme a sua loja crescer.
- Não tem limitações;
Infelizmente nas plataformas de lojas virtuais as limitações são inúmeras, as vezes por produtos, em alguns casos por venda, ou até por quantidade de clientes cadastrados. Isso tudo serve para eles poderem cobrar cada vez mais. Tendo a sua própria loja você nunca terá essas limitações.
- A sua loja vai se adaptar ao seu negócio;
Com certeza sua loja precisou de uma certa funcionalidade que a sua plataforma não oferece, você entra em contato com o suporte e eles dizem que não podem ou não sabem quando vão desenvolver. Pois bem, em uma loja proprietária é possível fazer a adição de qualquer funcionalidade a qualquer momento, milhares já estão prontas na internet, basta baixar e utilizar. Caso não encontre você pode contratar um Especialista em WordPress e ele vai criar.
- Pode ter um suporte melhor contratando um desenvolvedor;
O suporte de plataformas de e-commerce prontas são muito ruins, eles demoram a responder, em muitos casos enrolam por vários dias ou semanas para resolver um problema. O contato sempre é por mensagem e nem sempre você consegue expressar o que queria. Com a sua própria loja virtual basta contratar um serviço de Manutenção de Site e um desenvolvedor vai poder te ajudar diariamente com dúvidas, resolvendo problemas e até mesmo fazendo uma consultoria para entender o seu problema e te direcionar.
- Você mesmo pode criar.
Você mesmo pode criar a sua loja virtual utilizando o WooCommerce e um tema como o Flastone ou Woodmart e com isso vai conseguir economizar com muitas taxas, caso não queira criar, você pode contratar um Especialista em WordPress para te ajudar.
2. Negocie com seus fornecedores
É sempre bom ter mais de um fornecedor, assim é possível ter mais opções de negociação. Tente conversar com cada fornecedor e negocie o valor dos produtos.
Comece a negociação pelos produtos que mais são vendidos, tente comprar um pouco mais desses produtos e em contra partida poderá conseguir um desconto.
Lembre de sempre manter uma ótima relação com seus fornecedores, pois assim ambos sairão ganhando!
Negocie também a taxa com seu gateway
Se a sua loja virtual for de uma plataforma proprietária, você tem a opção de negociar as taxas cobradas por compras no cartão, boleto e etc assim reduzindo os seus custos.
Se você conseguir reduzir o custo com seu fornecedor aumentará imediatamente o seu lucro.
3. Reduza os custos com frete
Todas as transportadoras do mercado tem programas especiais para lojas virtuais, com isso você vai conseguir reduzir o custo do frete.
Se você procura por praticidade entre no site do Melhor Envio e faça seu cadastro, eles tem parceria com diversas transportadoras inclusive os Correios, sem nenhuma burocracia as taxas de frete da sua loja já estarão menores.
Mas por que reduzir o frete?
- Caso sua loja ofereça frete grátis essa é a melhor forma de cortas custos;
- O valor do frete pode assustar e até afetar na decisão de comprar do seu cliente, fazendo você perder uma venda;
- E por último, um frete mais baixo atrai e dá um outro motivo para o cliente realizar a compra.
4. Fidelize os seus clientes
Sua loja recebe tráfego de duas formas: gratuito, através do seu Instagram, Facebook ou nas buscas do Google se a loja estiver bem ranqueada, ou de forma paga, com campanhas nas redes sociais e Google.
Não importa como o cliente veio, mas a loja teve um custo para gerar esse cliente, seja com artes nas redes sociais, lives, eventos, SEO, existiu um custo financeiro ou de tempo para trazer esse cliente até a sua loja e concretizar a comprar. Se for por meio de campanhas você sabe muito bem o seu custo.
É necessário criar estratégias de marketing para que mais pessoas comecem a comprar de você novamente, com isso o custo para trazer aquele cliente vai ser pago apenas a primeira vez, ou seja, as outras o que for consumido é totalmente da loja.
Algumas ideias de estratégias:
- Oferecer um pequeno desconto na segunda compra;
- Ter um sistema de pontos ou cashback;
- Mostre ao seu cliente produtos em promoção;
- Envie cupons de desconto de tempos em tempos.
Mas não adianta apenas ter uma estratégia de marketing se os produtos que são vendidos tem uma qualidade ruim, ou o suporte pós-venda é demorado ou não consegue resolver o problema do cliente, ou se o produto demorar muito a chegar… Com certeza esses pontos farão com que seu cliente não compre novamente de você, então fique atento!
5. Faça um controle financeiro
Sim, essa é a parte mais chata de toda empresa, todavia é necessário, e dentro de uma loja virtual não é diferente. Assim haverá como saber quais as despesas todas da loja, quanto é o lucro e quais áreas estão tendo o maior custo.
Faça esse controle mensalmente, anotando em algum local tudo o que entrou e saiu, e classifique-os desta forma:
- Despesas ordinárias;
- Fornecedores;
- Gastos com funcionários;
- Cursos fixos como galpões e internet;
- Estoque;
- Investimentos feitos em marketing ou desenvolvimento;
- Frete;
- Gateways de pagamento e mais.
Ao final de cada mês reúna todos os gastos e tente guarda-los em um local para consultar depois, será uma forma de ver a evolução da sua loja.
Considerações finais
Sua loja pode não estar dando certo ou passando por um momento difícil, mas não se abale, continue forte na sua missão que em breve verá o resultado.
Agora chegou a hora de você colocar tudo o que falamos em prática, depois volte aqui e comente abaixo os resultados que você teve, eu vou ficar muito feliz em ver a sua evolução.
Você pode ir no sininho e ativar as notificações assim saberá quando postarmos novas dicas.
Um abraço!