A melhor hospedagem para a sua Empresa [Guia completo]

Hospedagem compartilhada ou dedicada, VPS ou Cloud, saiba tudo sobre hospedagens agora!

Com certeza você já se deparou com as famosas nomenclaturas: Hospedagem compartilhada, hospedagem dedicada, VPS e Cloud Server. Mas você deve estar se perguntando o que é isso? Calma que nós vamos decifrar para você a melhor hospedagem para a sua Empresa.

Para que serve uma hospedagem?

Antes de entendermos os vários tipos de hospedagem eu queria te explicar a função dela.
Vamos usar o cenário de um site: neste caso, a hospedagem é responsável por armazenar os arquivos, o banco de dados e assim que um usuário clicar em um link para abrir o seu site a hospedagem vai ler os arquivos e exibir as páginas para o usuário.

A hospedagem também vai servir para armazenar e enviar os seus e-mails com o domínio da sua empresa, olha que legal.

Hospedagem ou Servidor?

Sabia que são a mesma coisa? Indo um pouco mais a fundo temos a hospedagem como um nome mais comercial, é por hospedagem que provavelmente você deve conhecer este serviço. Pelo lado dos profissionais de T.I. sempre chamamos de servidor, ou data center, se for um conjunto de servidores.

O servidor é a mesma coisa que um computador, mas com peças adaptadas para o uso em servidores. O sistema operacional também tem certas mudanças. Agora sempre que ouvir ou ler essa nomenclatura você já saberá do que se trata.

Por que preciso saber a diferença das hospedagens?

Hoje no mercado existem vários tipos de hospedagem e disso você já sabe muito bem, mas você já se perguntou o por que de tantos tipos de hospedagem? Pois bem, cada tipo vai atender a um modelo de negócio específico, mas na hora de comprar ninguém vai te informar a melhor hospedagem para a sua empresa. Por isso não vamos apenas te ensinar os tipos que existem, mas como escolher a melhor hospedagem para a sua empresa.

Hospedagem compartilhada

Essa é a mais clássica de todas, geralmente se caracteriza por ser mais barata (nem sempre) e ainda ter descontos se contratada por um período semestral, anual, bianual e trianual.

A hospedagem compartilhada nada mais é do que um servidor compartilhado com vários clientes.
Imagine que você seja dono de uma casa que tem 10 quartos, 1 banheiro e 1 cozinha, e você aluga os quartos para quem quiser. É assim que uma hospedagem compartilhada funciona, dividindo um servidor para vários clientes.

Isso gera inúmeros problemas e são hospedagens que você deve evitar sempre que possível.

Pontos negativos

Hospedagem dedicada

A hospedagem dedicada geralmente é ofertada como uma hospedagem superior e ela realmente é, mas para um público muito específico.

Este tipo de hospedagem é o inverso da compartilhada, ou seja, o servidor é todo seu. O seu uso é recomendado para aplicações sensíveis, onde existe informações confidenciais ou de alto valor para a empresa. Como por exemplo um sistema bancário.

Os custos para manter uma hospedagem dedicada são bem altos, justamente pelo público que esse tipo de hospedagem vai atender. Então se sua empresa não se enquadra no que falamos não vale a pena cogitar ir para uma hospedagem dedicada.

Pontos negativos

Pontos positivos

Virtual Private Server [VPS]

No mercado como um todo a VPS é comercializada como um tipo de hospedagem que oferece mais desempenho e realmente é esse o caminho que ela segue.

A VPS como a própria tradução informa é um servidor virtual privado. Entrando em um lado mais técnico, a VPS é uma máquina virtual criada dentro de um servidor com a quantidade de processamento, memória RAM e armazenamento que você escolher.

A VPS pode parecer similar a hospedagem dedicada, mas na VPS você está contratando uma parte do servidor, que vai ser dedicado totalmente a você, diferente da hospedagem compartilhada onde você precisa contratar o servidor como um todo.

O uso da VPS é recomendado para qualquer cenário, desde um site bem pequeno com pouquíssimos acessos por mês até um projeto grande com milhões de visitas todo mês. Obviamente que quanto maior o número de acessos mais processador e memória RAM serão necessários, mas é super simples de fazer um upgrade ou downgrade.

Sendo a mais equilibrada de todas esse tipo de hospedagem pode ser a melhor hospedagem para a sua empresa, mas vamos olhar o próximo tipo da lista.

Pontos negativos

Pontos positivos

Cloud Server

O famoso “Cloud”, na verdade todo tipo de hospedagem é um cloud, pois não temos aquele servidor presente na sede da empresa e sim acessamos pela internet.

Mas falando uma forma comercial o Cloud Server é comercializado como uma hospedagem que sempre vai cobrar por hora de uso, no caso da VPS vai depender de cada empresa de hospedagem. O Cloud Server então se caracteriza mais por um modelo de negócio do que por uma nova tecnologia.

No entanto, o Cloud Server tem uma peculiaridade, nele você pode definir exatamente a quantidade de Processador e Memória RAM que deseja, diferente da VPS que a empresa de hospedagem já defini os planos.

Pontos negativos

Pontos positivos

A melhor hospedagem para a sua Empresa

Como você viu cara tipo de hospedagem tem a sua característica, mas vamos indicar alguns tipos de hospedagem a depender do seu site.

Para sites institucionais e pequenos projetos

Não vai importar muito o tipo de hospedagem que você escolher, mas nós recomendamos que evite a hospedagem compartilhada e utilize uma VPS, pois ambas custam praticamente o mesmo preço por mês e a VPS vai te dar muitas vantagens.

Para lojas virtuais, marketplaces e EAD

Com certeza o uso de uma VPS é indispensável quando falamos de lojas virtuais, porque são sites que não podem ficar fora do ar de maneira nenhuma, tem um consumo de recursos do servidor maior que um site institucional e em certos momentos do ano como a Black Friday irão ter um pico grande de acessos e a VPS vai permitir que o site não fique fora do ar por um excesso de compradores. A mesma regra para os sites EAD e marketplaces.

Sendo assim o Cloud Server se mostra uma ótima opção também, mas geralmente é um pouco mais caro que a VPS.

Para blogs e sites de notícias

Quando o assunto é blog e sites de notícias é necessário saber o estágio atual do projeto, se ainda estão no começo a hospedagem compartilhada pode resolver o problema, mas logo será necessário migrar para uma VPS, então a nossa recomendação continua sendo: contrate uma VPS, por todos os benefícios que ela vai te trazer e a certeza de que o site não ficará fora do ar quando os usuários mensais estiverem aumentando.

Conclusão

Espero que este artigo tenha te ajudado a entender qual a necessidade atual da sua empresa e qual a melhor hospedagem para a sua empresa.

Nós fizemos um artigo falando sobre As 5 melhores hospedagens para sites WordPress em 2022. Confira!

Um grande abraço e até a próxima.

Sair da versão mobile