Entenda, o que é o CRM , e como utiliza-lo em seu negócio.

As métricas de desempenho empresarial, vêm se desenvolvendo cada vez mais, através delas, foi possível criar novas estratégias mercadológicas baseadas na interação com o cliente, e assim, alcançando conquistas de diferenciais competitivos.

Uma ferramenta, muito utilizada é a de CRM – Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o cliente, que envolve softwares e serviços, auxiliando as empresas a analisarem suas relações com os clientes por vários tipos de canais, diretos ou indiretos.

Mas afinal, o que é o CRM?

Já pensou em uma estratégia que unisse as informações(dados) dos seus clientes?
Então, é nisto que se baseia o CRM, ou seja, visa selecionar e administrar clientes, buscando otimizar o valor a longo prazo.

O CRM envolve várias práticas para conhecer melhor o cliente, com o propósito de satisfaze-lo e torna-lo fiel a marca ou produto. Envolve softwares voltados para a área de vendas, marketing, suporte ao cliente e call center juntos.

Por meio da tecnologia é possível conhecer os dados dos clientes, reunir todo o material em um banco de dados central, fazer uma análise minuciosa e distribuir estes dados em vários pontos de contato com o cliente, para quando necessário, interagir com ele por meio de qualquer contato com a empresa.

Além de atuar na captação de novos clientes, prevendo suas necessidades, planejando tendências futuras, e promovendo as melhores maneiras de alcança-los.

 

Porém, não é assim tão fácil como parece!

A aplicação desta estratégia, demanda filosofia e cultura empresarial que visam o cliente. Para garantir seu sucesso na gestão, é necessário que a corporação possua as estratégias e a cultura corretas e bem definidas.

Principais benefícios do CRM

A aplicação do CRM gera diversos benefícios, como:

Quer implementar o CRM?  Siga estas etapas:


1° Planejamento

Nesta etapa é necessário analisar todo o contexto organizacional e de mercado, além de estabelecer os objetivos.

2° Identificação da Necessidade

Reconhecer a necessidade de se adotar esta ferramenta, observando os benefícios do relacionamento personalizado com o cliente.

3° Definição de Equipe

É necessário que o conhecimento e desenvolvimento inicial seja de responsabilidade da alta gerência.

4° Análise Organizacional

Consiste em uma análise profunda do contexto empresarial, através de 3 aspectos:

5° Análise de Fornecedores e Ferramentas

Análise de tecnologia ou ferramentas, é muito importante para indicar os melhores aplicativos do mercado.

6° Definição de objetivos

Estabelecer objetivos claros, com prazos estabelecidos.

7° Implementação/ comunicação do projeto

Comunicar e esclarecer a adoção da estratégia de CRM, além de, trilhar os próximos passos.

8° Mapeamento de Processos

Mapear os processos operacionais que possuem contato com o cliente.

9° Definição da Ferramenta

Definir a ferramenta de CRM, através da estratégia da empresa e também considerando, as pessoas, os processos já em andamento.

10° Treinamento de Pessoas

Treinamentos específicos e necessários para implantar a ferramenta.

11° Implantação de Ferramentas

Colocar em prática os prazos e objetivos anteriormente determinados.

12° Acompanhamento, controle e adaptação.

Ufa, seguimos para o final da implantação, mas o início de uma cultura, por isto, controle e acompanhamento são fundamentais para o sucesso do CRM.

Colocando o cliente como foco no seu negócio, seus benefícios serão inúmeros. Agora é só aplicar.

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