Sumário
Afinal, o que é um servidor?
Um servidor é um sistema, com uma performance melhor que um desktop poderia ter. O objetivo é dar auxílio, suporte e armazenamento para, outras vias com eficiência, também é útil para a segurança de uma empresa, por exemplo, a hospedagem de arquivos. Mesmo que, alguma marca, perca todo seu conteúdo, os arquivos não estarão todos perdidos, por isso o termo hospedagem.
No entanto, há alguns detalhes, que precisam ser destacados sobre os servidores, dependendo do tipo e de como é sua demanda, um servidor, pode não ser vantajoso.
Outro ponto a destacar é a performance, um servidor pode ser visto, como um desktop melhorado, mas mesmo com toda sua potência, existe suas limitações, se sua demanda não for compatível.
Hospedagem compartilhada
É um servidor compartilhado e pago por várias pessoas e por mais que possa oferecer um serviço ilimitado, o servidor torna-se limitado, pela quantidade de usuários hospedados. Por exemplo, quando há um problema na hospedagem de algum usuário, os demais indivíduos, podem sofrer mesmo ou outras consequências, como a lentidão de um site.
Servidor dedicado
É um servidor completamente individual, no qual, é paga uma quantia maior, para a privacidade e uma capacidade melhor. Exemplos de usuários que utilizam este serviço, são empresas de grande porte. Vale ressaltar, o alto gasto para esse tipo de serviço.
Servidor VPS
Começando pela sigla VPS, que significa Virtual private server, é um servidor privado. Apenas o seu site pode utilizar, mesmo ainda sendo compartilhado de uma certa forma. As divisões são mais concretas, sendo assim, se caso um site sair do ar, os outros não irão ter o mesmo destino. Um ponto positivo desse servidor é o baixo custo.
Com a breve noção dos servidores, entra o Cloud server, que atua de forma, um pouco diferente dos outros servidores.
O que é um Cloud server?
É um servidor virtual, que utiliza a infraestrutura das nuvens para armazenar maquinas físicas e não apenas uma única máquina, para o seu desenvolvimento. Nesse sistema conjunto, todas as memórias e características especificas são divididas de forma organizada e cooperativa
O que significa isso, em termos de performance?
É um servidor capaz de alta disponibilidade e desempenho. Traz praticidade e velocidade para os usuários, além da privacidade disponível, para diversos usuários.
Outra questão importante é o uso individual para cada demanda, seu desempenho é personalizado de acordo com as características necessárias ao usuário, sendo também versátil em situações de mudanças irregulares ou sazonais, por exemplo. Possibilitando as alterações de forma simples e com baixo custo.
E o melhor de tudo é o preço, sendo que só é cobrado, o equivalente ao uso do usuário, tornando assim acessível, para todos os tipos de clientes.
Ao meu ver, segue a mesma linha de raciocínio do mundo virtual em que estamos, aonde todas as escolhas, são personalizadas ao nosso perfil, podendo até antecipar nossas intenções. Por isso o Cloud server, está em um level superior aos demais.