Por que entender o que é FTP, SFTP e SSC é importante?

Já parou para pensar como são feitas as ligações entre desktop e servidor?

Em um mundo de negócios, o mercado caminha em paralelo, com a tecnologia, que não para de evoluir. Escritórios cheios de arquivos encaixotados e maquinas enormes, que demoravam horas para utiliza-las, perderam sua validade.

As empresas precisam acompanhar o ritmo e as novidades constantes que a tecnologia nos fornece. Em questão de dias ou semanas, o modo de agir em uma empresa, pode mudar completamente.

Agora que sabemos a importância, continue conosco e desvende de uma vez, o que são e o que fazem.

Para começarmos, é preciso ter uma breve noção, de como é a interação de um servidor, com um usuário na web.

Em uma empresa por exemplo, a necessidade de um servidor é vital. O fluxo de informações que circulam e o desempenho de vários softwares necessários, são um bom exemplo. Como manter um site no ar e ainda aplicar alguns plug-ins característicos a escolha do usuário é outro.

Então como ocorre essas transferências? É seguro?

Essas transferências, tem relação direta com as siglas, vejamos:

FTP significa file transicion protol, que se resume em um protocolo, para a conexão entre um servidor e um desktop, sua função é fazer possível a transferência de arquivos entre as duas vias. FTP pode ser utilizado por softwares ou por um navegador.

SFTP age de uma forma um pouco diferente, além de exercer a mesma função que o FTP, ele funciona com base na tecnologia SSH, o que fornece mais segurança, a partir da base dela. São indicados, apenas para aqueles, que tem como base o SSH no sistema.

SSH difere dos dois protocolos acima, a tecnologia do SSH permite, que o usuário tenha total acesso máquina, podendo ter acesso em qualquer lugar e em qualquer base, como um celular por exemplo. O SSH age criando linhas criptografadas para transferências seguras ou não e devido a isso, é considerado o protocolo mais seguro.

Vale ressaltar que a conexão é sempre iniciada pelo cliente e não pelo servidor. Por ter um trabalho mais técnico, tem suas dificuldades, a forma mais prática, é usa-la como base de outros protocolos, como por exemplo o SFTP citado acima.

 

No mercado, o mais utilizado o SFTP, pela a junção das qualidade dos dois protocolos, a interface simples de um e a segurança do outro. o SSH sozinho é usado, para aqueles que já tenham experiência com protocolos do tipo.

Então você como empreendedor, que esteja em dúvida sobre o que vale a pena. Leve o que sua empresa ou plataforma necessita em consideração, assim saberá como escolher o tipo de conexão, como será a transferência de arquivos e até mesmo o servidor a utilizar. Também, dê prioridade sempre que possível na praticidade e na segurança.

Fica uma dica: Tente sempre se informar das novas tecnologias espalhadas pelo mundo, com a mente aberta. Informação é uma investimento, que nunca sai caro.

Sair da versão mobile